Hospedagem de sites no exterior
Quais os benefícios e malefícios de hospedar no exterior?
Vem sendo levantada uma questão um tanto clássica: Hospedagem de Sites local ou no exterior, qual é a melhor opção? E essa dúvida não cutuca apenas os usuários de Hospedagem de Sites, as empresas provedoras de Hospedagem também consideram essa questão algo a ser analisado.
Honestamente não existem muitos pontos negativos ao hospedar um site com uma provedora de Hospedagem de Sites que possui seu servidores em outro país, além da latência.
Mas afinal o que é latência?
Latência é o tempo que um computador leva para contatar o servidor de um site e iniciar o processo de obtenção dos dados. Traduzindo, toda vez que você faz o acesso de um site, navega por ele através de links, abas e painéis, seu computador faz solicitações as quais são buscadas diretamente no servidor, e o servidor de Hospedagem de Sites responde ao usuário. A distância e todo o caminho que esse dado faz (cabos de redes, switches, fibras óticas, roteadores) gera um agravante: o tempo. tempo de resposta varia conforme a distância entre o visitante do site e o servidor onde ele está hospedado.
Existe o Maplatency.com, um site o qual faz uma simulação de acessos ao redor do mundo e estimando o tempo em m/s(milissegundos) – o chamado ping – , após completo, exibe o tempo onde cada país possivelmente levaria para responder ao usuário.
1 segundo equivale a 1000 segundos, então, se por exemplo o ping estiver em torno de 170ms, o usuário efetua o acesso em aproximadamente 0,17 segundos. Se ping igual a 26ms, o acesso é feito em 0,02 segundos. Observe que a diferença de tempo é praticamente imperceptível para a mente humana na maioria dos casos.
Não digo que é um fator irrelevante, mas a latência relativamente maior não pode ser considerado um fator terminal e decisivo em suas escolhas ao se decidir entre uma Hospedagem de Sites no Brasil ou no exterior.
A sofisticação do exterior compensa?
Essa é uma pergunta que deve ser feita. Não vamos entrar no mérito de patriotismo ou que a grama do vizinho é mais verde. Algumas buscas e análises nos forneceram resultados e estimativas bastante atraentes para diversos aspectos, em diversos modos de Hospedagem de Sites. A capacidade da maioria dos servidores que trabalham nos Data Centers no exterior é maior e seus componentes tendem a ser mais avançados. Com planos de Hospedagem de Sites convencionais, o cliente tem acesso à recursos agradáveis e estabilidade ímpar. E para quem possui ou está em busca de VPS Cloud Server ou até mesmo Servidor Dedicado, encontra maquinas robustas e uptime excelente!
Uma outra dificuldade que alguns usuários consideram é o câmbio internacional, que em certos casos pode ser um impencílio. Essa dificuldade por ser tanto pelos meios de efetuar as transações necessárias quanto pela oscilação do valor da moeda nativa da provedora de Hospedagem. De fato, os valores dos planos das provedoras de Hospedagem que prestam os serviços com infraestrutura alocada no Brasil, geralmente não mais acessíveis, porém se fôssemos comparar o custo benefício entre os planos de Hospedagem de Sites no Brasil e no exterior, é visível que a diferença no valor se explica pelos recursos que o serviço oferece, o desempenho que as maquinas prestam e a segurança que a infraestrutura garante.
Certifique-se de que você trabalha com uma provedora de Hospedagem de Site no exterior de compromisso, e que seja total mediadora para que, mesmo com seus serviços hospedados em outro país, você tenha livre e total acesso a eles sem dor de cabeça.
Sem dúvida eu recomendaria uma hospedagem no exterior, mas se a pessoa quer utilizar por exemplo Adsense no Brasil, daí é melhor hospedar no Brasil, mas se for um site de empresa ou blog corporativo tranquilo, pode hospedar no exterior. Isso não quer dizer que o adsense seja prejudicado no exterior, mas para esses fins é melhor um site com um ping mais rápido mesmo.