Meu site está fora do ar?
Há ocasiões de visitarmos nosso site casualmente, ou até mesmo um outro qualquer, e ele simplesmente não carregar. Nossa primeira dedução é “problema no servidor”, mas como constatar este fato antes de recorrer ao suporte de sua Hospedagem de Sites? Antes de entrar em contato com a Hospedagem Segura solicitando suporte, existem alguns testes que você pode fazer previamente. Seu computador está conectado à internet, acessando outros sites normalmente. Através de outros computadores ou dispositivos móveis, também não acessa. Só pode ser no servidor!!
O Cache
Você provavelmente já ouviu falar desse recurso. Ele permite que pequenos dados temporários se armazenem para serem acessados em outro momento oportuno. Esses dados são armazenados à medida que você navega por ambientes e sites, acessa recursos e aplicações nas páginas da web, dessa maneira, num futuro acesso, parte daquele site já estará armazenada, pronta para ser exibida em poucos ms. Mas armazenado onde? Essa parte é um pouco problemática, pois muitos clientes não cogitam a possibilidade de terem cache, ou descartam a possibilidade ao não conseguirem acessar o site “fora do ar” através de outros dispositivos na mesma rede.
O Cache pode ser armazenado em diversas camadas: Browser (navegador web), Maquina (computador, notebook, smartphones e etc.), no modem de internet, e até mesmo em seu provedor de internet. O cache no provedor de internet possui um horário próprio para ser reiniciado de acordo com a política de cada empresa. Porém, os níveis mais básicos como modem, smartphones e navegador, podem ser limpados através de um reset ou até mesmo por função do próprio dispositivo.
Para certificar que o problema não é sua conexão, cache ou computador, acesse host-tracker.com e digite o endereço de seu site, clique em “Check” e aguarde alguns instantes. Seu site será verificado e acessado a partir de vários lugares do mundo. Se eles apresentarem o status de OK, significa que o servidor e sites estão acessíveis, e certamente seu computador ou conexão é que estão com dificuldades de acessá-lo por algum motivo.
Existe ainda um outro site para verificar o status de sua Hospedagem de Sites: http://downforeveryoneorjustme.com, como o nome já diz “fora do ar pra todo mundo ou só pra mim?”. O funcionamento é simples: você digita o endereço do site que quer verificar e clica em “just for me?”. Se o site estiver no ar normalmente, aparecerá a mensagem: It’s just you. SEU SITE is up, que quer dizer “Sim, está fora do ar apenas para você. O site ~tal~ está online.
Caso tudo indique que o problema está ocorrendo no servidor de Hospedagem de Sites, não hesite em recorrer à equipe de suporte da Hospedagem Segura, nosso maior objetivo é sempre ajudar o cliente e construir uma boa relação.
Você já passou por uma situação como esta? Conhecia essas técnicas e sites para diferenciar o problema? Deixe-nos sua experiência e opinião sobre o assunto!