Como proteger meu site de ataques DDoS
Em meados de 2014, algumas empresas tiveram prejuízos enormes causados por ataques DDoS. Esse tipo de ataque são, geralmente, maiores, mais intensos e causam maiores danos. Sabendo disso procuramos preparar nossa estrutura ao máximo para esse tipo de eventualidade, porém, podemos oferecer à nossos clientes alguns básicos sobre como enfrentar a situação.
O que fazer para proteger meu site?
Quanto antes identificar o ataque, melhor! – O quanto antes o usuário identificar que seu Servidor Dedicado ou Hospedagem de Sites está recebendo um ataque DDoS, mais rápido você poderá impedir a invasão, o que significa menores danos. Para identificar um possível ataque, você precisa estar familiarizado com o padrão de tráfego de seu Servidor Dedicado. Isso facilitará a identificar o problema pois a maioria dos ataques DDoS começam com picos no tráfego, e será de grande ajuda você saber diferenciar entre uma enxurrada de visitantes simultâneos, de um ataque. Porém isso envolve conhecimento, observação, e experiência com seus usuais visitantes. Por exemplo, se sua empresa não recebe visitas da região da Oceania por exemplo, e você nota que inesperadamente uma quantidade notável de acessos vindos de lá, isso pode ser um sinal deste tipo de ataque.
Firewall da rede – Sabemos que hackers trabalham incansavelmente contra os Firewalls, porém você deve ter em mente que eles ainda são contramedidas super eficazes contra ataques DDoS. A principal razão para hackers ultrapassarem o Firewall de um Servidor Dedicado ou Hospedagem de Sites é porque, geralmente, eles são configurados para examinar e prever certos acessos, mas ainda existem algumas coisas que podem ser feitas para ajudar na proteção de seu website e possivelmente lhe garantir algum tempo antes que o ataque atinja seu auge, como
– Esteja atento aos packages de firewall de baixa qualidade e falsificados.
– Inclua filtros que instruam o firewall a origem de possíveis origens de ataque.
– Mantenha seu Servidor Dedicado livre de sobrecargas trabalhando nos limites configurados.
Aumentar o link (banda larga) –
Possuir ou terceirizar banda larga extra ou uma estrutura redundante de rede com dispositivos eficazes para gerenciar os picos na demanda do Servidor Dedicado pode ajudar ajudar a proteger seu website de ataques DDoS. Na maioria dos casos, as corporações não possuem contramedidas instantâneas ou alertas eficazes de ataque. Sabendo que a maioria dos ataques focam em consumir toda a banda e sobrecarregar o tráfego, possuindo uma banda adicional pode amenizar drasticamente o efeito de um DDoS.
Mesmo que você não esteja tão preocupado com a possibilidade de um ataque DDoS (mas deveria, especialmente se ja foi alvo alguma vez), adquiri banda larga adicionla para seu Servidor Dedicado pode ser de grande utilidade.
Procure um especialista – As chances de sua Hospedagem de Sites sobreviver a um ataque DDoS com o mínimo de dano possível crescem quando ela se encontra em um servidor bem gerenciado. Não só pelo fato de que seu provedor já possui experiência com esse tipo de situação, mas também por disporem de toda uma infraestrutura capacitada para combater um ataque, recuperar os danos causados, tentando manter serviços essenciais funcionais ainda durante o ataque ou até mesmo impedi-lo de que se inicie.
Se você procura redundância, com custo benefício efetivo, a Hospedagem Segura pode oferecer a devida proteção contra este tipo de ataques e complicações com planos que oferecem total gerenciamento de sua VPS Cloud Server ou Servidor Dedicado com suporte completo 24/7.
Não permita que seu site seja a próxima vítima de um DDoS. Guarde essas dicas e comente abaixo sua experiência e opinião sobre o assunto!