Custo x benefício de um servidor dedicado
Antigamente, para ter um site hospedado na internet era necessário comprar um servidor físico para sua empresa. Não era um valor acessível, era complicado arcar com as despesas de energia elétrica, ar condicionado para mantê-lo em boa temperatura, gerador, entre outros.
Com a popularização das hospedagens compartilhadas, a hospedagem de sites se tornou uma ótima opção para um primeiro momento, mas quando falamos de uma aplicação mais robusta e que exige recursos exclusivos, o servidor dedicado pode ser a solução.
Isso porque você conta com um ambiente que pode ser configurado do zero, fato que pode te ajudar a gerenciar as diversas aplicações que irá hospedar. Além disso, você não divide recursos com “vizinhos” e tem alta performance. Tudo isso te permite acessar as informações de maneira eficaz e, claro, não há preocupações e gastos com infraestrutura para manter um servidor dentro da sua empresa.
Você pode ter um servidor dedicado para chamar de seu, por um preço acessível e ainda desfrutar as inúmeras vantagens de hospedar suas informações em um ambiente seguro e do seu jeito.
Agora, para ter uma boa experiência com um servidor dedicado, é preciso entender:
– A necessidade do meu negócio: avalie se a situação atual do seu negócio demanda uma migração para uma solução mais robusta;
– Sou ou tenho um desenvolvedor?: Para administrar essas aplicações, configurar e gerenciar um ambiente do zero, é necessário conhecimento técnico mais profundo para o bom desempenho do servidor;
– Custo x benefício: o custo da contratação de um servidor é maior do que o de uma hospedagem compartilhada, mas leve em consideração que seu site/projeto terá um desempenho de alta performance, o que trará mais conversões e uma boa experiência para o usuário final.
As vantagens de contratar o seu servidor são inúmeras e podem te ajudar a alavancar o seu negócio, por isso, analise os fatores internos e procure a melhor solução.