Dica de SEO: Palavras-chaves long tail
Antes de explicar o que é uma palavra-chave long tail, vamos imaginar as atuais estratégias de marketing. Sabemos que o foco é conceder valor a uma marca, produto ou serviço, e que a ideia de enxergar todo e qualquer indivíduo como um consumidor individual não é mais a principal intenção. Quanto melhor definido o público, mais fácil colocar em prática ações que o instigue a interagir com sua empresa.
Felizmente, o mercado e o público atual permite esse tipo de atitude. Podemos dizer com segurança que os variados nichos têm a capacidade de sustentar empresas que possuem serviços customizados e práticas diferentes das tradicionais. A questão é a maneira em que tudo isso é apresentado ao público e, principalmente, a definição desse público.
O long tail vem para auxiliar nessas duas tarefas. No momento em que você categoriza melhor sua empresa, fica mais fácil se estabelecer e, consequentemente, atrair a atenção de um público específico. A partir do momento em que você direciona seus esforços para se destacar nesse meio específico, e não apenas no mercado de roupas de uma maneira geral, você consegue atrair a atenção de pessoas que possuem essa necessidade e, com isso, as fideliza com maior facilidade. Todo esse nicho do mercado que ainda não foi explorado faz parte da “grande cauda”, ou long tail. Atualmente, acredita-se que quanto mais definido for seu negócio, mais ele poderá se conectar a uma audiência específica, pois seguindo o conceito de que nem toda e qualquer pessoa é um consumidor em potencial, você pode se focar em um público seleto, e assim, atender exatamente suas necessidades. Lembre-se que, quando atiramos em todas as direções, podemos não atingir alvo nenhum!
O que é na prática:
Trazendo para nosso meio. Vamos de acordo com o olhar de vocês, clientes e usuários: Estamos a busca de um plano de Hospedagem de Sites que atenda às nossas especificações. E isso quer dizer que pesquisar apenas “hospedagem de sites” nos trará os resultados e possibilidades mais genéricas na maioria dos casos. E se você está decidido e obstinado a encontrar tal produto específico, essa não é a hora de sair caçando-o nas entranhas de todos os sites que serão mostrados pelo Google, Bing, Yahoo! e etc . Então se o usuário pesquisar, por exemplo, por “Hospedagem de Sites com foco em CMS” que era sua intenção inicial, serão mostrados primeiro os anúncios e páginas com essa tag em específico, para depois exibirem os sites que provavelmente tenham essas tags, ou que mostram essas tag sem muita repercussão e profundidade, e você não quer que seu site esteja incluído nessa lista de páginas rasas e cruas.
Quais outros benefícios?
– por haver menor competição, é mais fácil galgar posições nos rankings dos buscadores.
– o tráfego que você conquistará será direcionado.
– você entrará em contato com clientes cujos perfis se assemelham com o de sua empresa.
– você compreenderá mais profundamente seu consumidor.
– as chances de um visitante casual de seu site optar por sua empresa na hora de fechar uma compra aumentam exponencialmente.